terça-feira, novembro 17

Espirito Natalino? Hãm?


Faltando 1 mês e meio para o natal, vendo o povo recebendo 13º e  se enfiando em contas antes mesmo de chegar a data comemorativa fico a pensar:
Que espírito mais fantasioso é esse que possui as pessoas nessa época do ano?
É o espírito da culpa de um ano inteiro disfarçado de bondade, é uma melancoliazinha oportunista que só faz acentuar as desigualdades.

Não estou dizendo que sou contra doações de qualquer tipo, pelo contrário, sou muito a favor... Só que as pessoas não tem fome, frio e outras necessidades apenas em dezembro. Se tem que fazer, que ser “bonzinho”... Seja o ano inteiro oras! Até a própria ideologia patética do papai Noel prega isso: “se você for um bom menino(a) durante O ANO...”
Acho que esse espírito manifesta-se numa ideologia de descarrego: fui sacana com meus familiares o ano todo, vou convidá-los para uma ceia (afinal Natal é tempo de reconciliação); fui ditador o ano todo com os meus funcionários, simples: dou-lhes uma cestinha com panetone e um bônus de qualquer coisa, está resolvido! (Natal é época de perdoar, eles o farão); Soneguei impostos, neguei comida, fui avarento, mesquinho... Solução: Faço umas cestas básicas e distribuo pros famintos, coitadinhos os que não têm o que comer... Ooohhhh!
Que bizarro!
Não estou generalizando, ainda acredito em pessoas de coração reto. Esses sim dão esmolas (é, esmola mesmo, pra mim nem sempre é pejorativo) quando ninguém está vendo, ajudam sem querer retorno nem mesmo de Deus, servem com gratidão e ninguém entende.
Esses alimentam antes seus vizinhos que precisam, e não esperam apenas uma tragédia em outro estado pra se sentir compadecidinhos da silva. Esses conseguem enxergar nas crianças negras, catarrentas e sujas, magras, com deficiências físicas ou mentais aquele próximo de que Jesus falou.
Então será que basta cantar os jingol’s da rede globo: “Hoje é um novo dia, de um novo tempo...”, ficar choramingando com os episódios especiais de seriados, novelas, com os filmes feitos sobre isso (afinal, eles sempre têm uma mensagem tão linda!) e depois desligar a TV e ir se esbaldar de peru Sadia? Grande ensinamento, grande comoção!

Não é teu R$ 5,00 doado pro Criança esperança ou pro Teleton que te fazem melhor!
Chega dessa hipocrisia! Entende que você não precisa fingir?!
Compra mesmo tua roupa no shopping, sai pra encher a cara com os amigos [depois do amigo secreto da família né?! Aquele em que todo mundo repete as mesmas características na hora de entregar o presente comprado – às vezes pra alguém que você não está nem aí – do tipo: “o meu amigo secreto é uma pessoa muito alegre...” (^^) Fala sério.] dance, beije e curta... Que se danem de uma vez os outros, correto?!
Mas pra você que não vai conseguir ver todas aquelas luzes na rua e não lembrar daquela mãe que perdeu seu filho com um tiro na nuca, (independente se ele era culpado ou não, era filho, FILHO), dos que estão lá na África agonizando por conta de malária por exemplo, dos moradores do seu bairro que dormirão antes da meia-noite morrendo de fome.

Não quero te comover, nem eu sei o que posso mesmo fazer entende...?
Mas tá doendo tanto em mim, tanto mesmo... De saber que enquanto eu vou estar feliz com os meus amigos, que vou dormir na minha cama fofinha com meus ursinhos: Tom, Alegra, Eva, Muniz e Crespo (são os 5 nomes deles msm), tem gente de carne e osso sem mais um fio de esperança... Gente sofrendo, lamentando ou praguejando por essa merda toda espalhada no mundo...
Eu só não quero estar insensível. Só eu sei o quanto pesa e me fere, o quanto eu quero fazer alguma coisa... Mas não sei. Todo o meu conhecimento em Literatura ou o seu talento pra fazer qualquer coisa não tem proveito se for baseado em egoísmo.
Por isso detesto esse espírito natalino falso, tão medíocre, tão fútil... Eu não posso solucionar tudo, não posso consolar uma pessoa sequer que perdeu sua casa e seus parentes em SC ou em qualquer outro lugar. Mas eu posso dispor de um pouco de mim: de dinheiro, de comida, de tempo e dedicação sinceros se eu não possuir os anteriores, e posso fazer algo de bom em prol de unzinho, um.
Então eu deixo aqui o recado: pelo menos um. Eu não posso saciar a fome do mundo, curar todos os enfermos, abrigar, cuidar e trabalhar por todos. Mas posso começar com UM, dois... Indignar-se apenas não basta, chorar apenas também não.
Menos espiritismo, mais ação.
O que você vai fazer nesse Natal?

10 comentários:

Amora disse...

Caraca muito bem colocado.
Tem gente que só é bonzinho em epoca de natal mesmo.

Eu pretendo rever meus erros e tentar ser uma pessoa melhor, mas não mudar trasticamente da agua para o vinho só pra mostrar aos outros que sou uma excelente cidadã ou pessoa.

beijos

Jake disse...

E não é que só agora mediante esse texto eu parei pra pensar nisso.
Aff to convivendo com muita gente futil eu hein

Bjs

Lari disse...

Otimo post Malu!

Monica disse...

Nossa eu odeio fazer cara de cú frente aqueles parentes que mal falo durante o ano ou que esses nem lembram que eu existo e pior ter que participar de um amigo secreto frajuto e ainda dar presente caro que o "bonitao" resolve escolher o que quer ganhar.
Isso ai, vamos dar um basta!
Tirar as mascaras e assumir que não é so no natal que devemos ser ou agir como pessoas devidamente corretas e amaveis.

adorei o post Malu.

beijinhos

Unknown disse...

cara isso e um fato
nao e vc doando ou achando que da esmola q vai te fazer uma pessoa melhor mesmo
*-*
adorei teu blog\o/

- rafasonehara disse...

eu tbm to seguindo aquii
eu nunca gostei de natal e de fim de ano eu fico triste..
e como eu sou da igreja querendo ou não eu ajudo as pessoas o ano todo ^^
Beijooos Maalu

Lolla...doida varrida! disse...

Maluuuuuuuuuuuuuu meu décimo tá chegando hoje ebaaaaaaaaaaa!!!
sobre o natal... eu sonho em um dia qd eu estiver estabilizada poder sempre no fim de ano doar roupas, agazalhos ou então parar com um carro grande cheio de comida e dá pra pessoas nas ruas.
se deuz quiser um dia eu consigo...
bjus

ludmilla disse...

jesus fiquei ateh eapantada ..
muito bom o post ...
feliz nata l !!
hsususushush
to zoanduu ...
bjokass querida

Luiz disse...

mas a população brasileira aind tem muito o que aprender sobre valores morais e pessoais.

Por isso se camuflam de bons samaritanos so em dezembro.

otima postagem

abraços

ticoético disse...

hahaha,disse tudo,queria poder fazer disso um comercial pra tv,daria pra ver as reações nas faces d alguns "so´lidários colaboradores" do criança esperança e outros programas q exploram as crianças nessas épocas,mas a verdade q se escancara por aí e ninguém vê,é q grande parte do brasil,ainda sobrevive da miséria alheia,seria muito fácil acabar com a pobreza,só equilibrar alguns gastos ali,outros aqui e pronto,mas pra quê se dá lucro?! poderiam entrar nesse coments várias ongs q utilizam a imagem dos melequentos e pobres apenas para conseguir patrocínios milionários de empresas como a petrobrás,mas não quero fazer disso um segundo post,desculpe por algum excesso,mas há muito também me sinto indignado com o espírito natalino...e também queria agradecer pelo coments lá no espaço,então,muito obrigado !
feliz natal e um abraço !(sinceramente,sem zoa)

Related Posts with Thumbnails